Novidades

Notícias

Ministro da Agricultura visita fazenda Agrícola Famosa

Ministro da Agricultura visita fazenda Agrícola Famosa
segunda-feira | 19/06/2017

“Nós trabalhamos com nove mil funcionários diretos e com material de qualidade. Por semana, temos um faturamento de R$ 25 milhões”, disse Luiz Roberto

Na tarde desta quarta-feira, 23, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, esteve na Agrícola Famosa, maior fazenda de produção de melão da América Latina, localizada entre os municípios de Mossoró, Tibau e Icapuí (CE). O ministro cumpre agenda na região e deverá ficar no estado até esta quinta-feira, 24.

Durante a visita, Blairo Maggi se mostrou satisfeito com a produção em larga escala que a Agrícola Famosa tem, mesmo estando localizada no Nordeste do país, com uma situação climática tão desfavorável. “É surpreendente ver algo tão bem planejado e que vem proporcionando lucros milionários em um local onde a seca e a estiagem são predominantes”, disse o ministro da Agricultura.

O proprietário da Agrícola Famosa, Luiz Roberto Barcelos, destacou a importância da produção agrícola naquela região e falou sobre a capacidade de produção que a fazenda tem. “Nós trabalhamos com nove mil funcionários diretos e com material de qualidade. Por semana, temos um faturamento de R$ 25 milhões”, disse Luiz Roberto.

O proprietário da Agrícola Famosa explicou como é feita a produção das frutas, começando pela elaboração da semente, até as técnicas de plantio. “Nós produzimos as mudas e deixamos em período de germinação. Depois que começamos a produzir nossas mudas, tivemos um padrão melhor de qualidade e um maior aproveitamento da quantidade de mudas que germinavam. Depois desse processo de germinação, as mudas são plantadas e é aí que começa o plantio das frutas”, disse.

O foco principal da Agrícola Famosa é o melão, que abastece o mercado interno e externo (principalmente o europeu). No entanto, a fazenda também produz outros tipos de frutas, como mamão, melancia, banana, maracujá, entre outros. Além das frutas, também são produzidas verduras e hortaliças, como alface, pimentão e tomate, por exemplo.

Questionado pelo ministro da Agricultura sobre a produção que a Agrícola Famosa tem, o empresário Luiz Roberto informou que a fazenda é capaz de produzir uma quantidade de frutas que possa suprir a necessidade de uma cidade com 1 milhão de habitantes. “A nossa produção supre uma demanda de uma cidade com 1 milhão de habitantes, por exemplo”, disse.

Por semana, são colhidos 3 milhões de plantas, cada uma com dois melões. O empresário informou que consegue colher cerca de 1 milhão de unidades de melão por dia. “Nesse momento, estamos com uma demanda maior e, consequentemente, uma produção maior do fruto. Mas, em dezembro, a tendência é de que a produção diminua, até porque o melão não funciona bem com chuvas e a previsão é de que elas aconteçam”, disse Paulo Lelis, funcionário responsável pela confecção das mudas.

Fundada em 1995, a Agrícola Famosa é uma empresa de capital nacional situada na divisa dos estados do Rio Grande do Norte e Ceará. Em seus 16 anos de existência, a Agrícola Famosa consolidou seu nome no agronegócio, caracterizando-se por investimentos em novas tecnologias e constantes pesquisas.

Fonte: Blog Carlos Costa –  Fotos de Carlos Costa

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas

segunda-feira | 19/06/2017
No dia 24 de novembro a Disav participou da visita técnica à Agrícola Famosa, da comitiva do ...
segunda-feira | 19/06/2017
Prova do bom momento do mercado é a realização da 20ª Expofruit  – Feira Internacional da ...
segunda-feira | 19/06/2017
A produção de melão do Rio Grande do Norte engatou crescimento neste ano e poderá recobrar a ...